quinta-feira, 30 de abril de 2020

CORONAVÍRUS AFETOU O TRAFICO DE DROGAS NO MUNDO


.
Os traficantes de drogas também sofrem os efeitos da crise do coronavírus. Mais do que as campanhas de repressão à venda e ao consumo de entorpecentes, as medidas de confinamento para lutar contra a covid-19 penalizaram seriamente toda a ‘cadeia produtiva’ das drogas, do produtor ao consumidor final. A recente evolução dos preços revela a magnitude do fenômeno no mundo dos entorpecentes. No Peru, o segundo país produtor de cocaína, depois da Colômbia, o preço da folha de coca despencou 70%. A queda vertiginosa levou a federação de produtores a pedir ajuda ao governo. Como na Colômbia, a atividade dos cartéis parece totalmente congelada pelo fechamento das fronteiras. Por outro lado, nos países consumidores, onde a mercadoria não chega mais, os preços aumentam. O preço da cocaína explodiu no Brasil e o da cannabis está aumentando consideravelmente na Europa, assim como o das drogas sintéticas amplamente usadas nos Estados Unidos, o fentanil e principalmente a metanfetamina. Esses aumentos são frequentemente oportunistas. Os distribuidores anteciparam uma diminuição no fornecimento antes que isso ocorresse. Os cartéis mexicanos também são suspeitos de exagerar na retenção do produto numa tentativa de aumentar os preços. Mas a verdade é que as “mulas”, como são chamados os transportadores de drogas, não podem mais pegar o avião, e que o “go-fast”, como são conhecidos os motoristas que fazem viagens ultra-rápidas para entregar as drogas (entre Espanha e França, por exemplo), estão parados. A paralisia do transporte é uma grande desvantagem para esse tráfego globalizado. Como bons gerentes preocupados em reduzir seus custos, os cartéis sul-americanos importam os componentes químicos essenciais para a produção de drogas sintéticas do país que oferece mais vantagens financeiras, ou seja, a China. O fechamento de seu principal fornecedor, uma empresa em Wuhan, cidade onde a pandemia começou, inviabilizou essa indústria. Os preços de alguns insumos triplicaram no México, e os barões do tráfico já estão recrutando produtos químicos para produzi-los localmente. Os serviços de repressão ao narcotráfico querem aproveitar esse contexto para intensificar a luta contra os produtores e traficantes de drogas. Mas a disseminação da covid-19 frustrou esses planos: a aplicação da lei nos países produtores é monopolizada pelo coronavírus, ou mesmo dizimada pela epidemia, como no Peru. Além disso, os cartéis, que por natureza são usados ​​para contornar leis e enganar a vigilância policial, estão adaptando e desenvolvendo vendas online por meio da darknet, bem como um novo tipo de transporte por drones ou avião leve. Por fim, o transporte por navio continua sendo uma maneira segura de transportar mercadorias: apenas 2% dos contêineres estão sujeitos a controles alfandegários. O tráfico de drogas continua sendo uma indústria florescente, com uma receita anual estimada em US$ 650 bilhões. 

.

SEM VACINA PARA COVID19 SERÁ IMPOSSÍVEL REALIZAR O CARNAVAL EM 2021



O governador Rui Costa (PT) revelou que sem a existência de uma vacina contra o novo coronavírus é impossível pensar na realização do Carnaval de Salvador em 2021. “Não tenho dúvida, nem Carnaval, nem reveillón", disse a Record TV Itapoan. "Não só no Brasil, no mundo inteiro, não haverá show enquanto não tiver a vacina, por que nós podemos ter uma segunda ou terceira onde de contaminação e matar milhões de pessoas. Não haverá, com certeza, aglomeração de pessoas”, comentou o governador. Rui já tinha confirmado o cancelamento das festas juninas nas cidades do interior da Bahia .
O governador explicou que o cancelamento será em razão da aglomeração de pessoas. “O vírus vai estar circulando o ano inteiro, no mundo inteiro, até se produzir uma vacina. Vi a OMS anunciar que a vacina só deve estar disponível com produção em escala mundial, em um cenário otimista, em 9 ou 10 meses, então não haverá aglomeração neste período", finalizou.

sábado, 25 de abril de 2020

MORRE O DITADOR SUL COREANO KIM JONG UN



As notícias sobre o estado de saúde do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, vêm confundindo o mundo desde que o sumiço dele na mídia foi notado. O site norte-americano T M Z afirmou neste sábado (25) que o ditador morreu, ou está em coma, depois de uma cirurgia no coração ter dado errado.
O site afirma que, segundo veículos de mídia na China e no Japão, ele teria sido atendido às pressas por uma equipe de cirurgiões chineses, enviada no começo da semana. As informações foram postadas na rede social Weibo pela vice-diretora de um canal de notícias de Hong Kong e foram amplamente compartilhadas.
O TMZ afirma que Kim Jong Un, de 36 anos, teve um problema no coração e, no começo de abril, caiu enquanto visitava o interior da Coreia do Norte. “Ele precisava de um implante de stent, mas, aparentemente, o procedimento não foi feito rápido o suficiente ou foi completamente mal feito pelo cirurgião”, diz a publicação.
As notícias sobre a saúde do ditador norte-coreano não foram confirmadas por fontes oficiais, mas a agência sul-coreana Yonhap divulgou que o sumiço de Kim Jong Un estava causando estranheza na região. Ele não comparece a eventos públicos desde o início de abril.
O TMZ ressalta que, neste sábado, são comemorados os 88 anos de fundação do Exército Revolucionário do Povo Coreano e, normalmente, o ditador faz aparições nesta data. Repórteres locais afirmam que, se Kim Jong Un estivesse bem, sua equipe daria um jeito de fazê-lo aparecer e acabar com os boatos.
O TMZ afirma que Kim Jong Un, de 36 anos, teve um problema no coração e, no começo de abril, caiu enquanto visitava o interior da Coreia do Norte. “Ele precisava de um implante de stent, mas, aparentemente, o procedimento não foi feito rápido o suficiente ou foi completamente mal feito pelo cirurgião”, diz a publicação.
As notícias sobre a saúde do ditador norte-coreano não foram confirmadas por fontes oficiais, mas a agência sul-coreana Yonhap divulgou que o sumiço de Kim Jong Un estava causando estranheza na região. Ele não comparece a eventos públicos desde o início de abril.
O TMZ ressalta que, neste sábado, são comemorados os 88 anos de fundação do Exército Revolucionário do Povo Coreano e, normalmente, o ditador faz aparições nesta data. Repórteres locais afirmam que, se Kim Jong Un estivesse bem, sua equipe daria um jeito de fazê-lo aparecer e acabar com os boatos.

CRISE GOVERNAMENTAL



O presidente Jair Bolsonaro rebateu as acusações feitas por Sergio Moro, que pediu demissão do ministério da Justiça plena pandemia de Coronavirus  acusando-o de tentar interferir politicamente na Polícia Federal ,”Moro tem compromisso apenas consigo próprio, com seu ego e não com o Brasil” disse Bolsonaro.  Moro deixou a pasta nesta sexta-feira pela manhã, após a exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo , dizendo ter sido surpreendido.  Em pronunciamento no final da tarde, Bolsonaro afirmou que Moro havia sido comunicado da demissão do diretor da PF, mas que o pediu que esperasse até novembro quando, segundo Bolsonaro, Moro seria indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O ex-juiz apresentou trechos de conversas que desmentem o presidente. A saída de Sergio Moro do Governo de Jair Bolsonaro aprofunda a crise no Brasil, já afetado pela Covid 19, que provocou cerca de 4mil mortes até esse sábado (25).

TUCANO NO COMBATE AO CORONAVIRUS




Prefeitura Municipal de Tucano têm feito medição de temperatura em postos de barreiras sanitárias para quem circula na área do município . O objetivo é prevenir e impedir o avanço do coronavírus. O município com cerca de 55 mil habitantes , não registra casos da doença. Outras medidas como uso de máscaras ,distanciamento social e atividades  sem  aglomerações de pessoas tem sido acatado pelos  munícipes. A prefeitura fez a comprar de 06 respiradores , insumos e EPIs.
Profissionais da saúde, segurança e limpeza publica mostrando constante empenho.
A população  e comerciantes mostrando preocupação e cooperação. 

 Assim todos  venceremos !


Marcio News Agora
.


sábado, 11 de abril de 2020

HOMEM INTERNADO C0M COVID 19 FOGE DE HOSPITAL



Morador de rua, o  homem, que 
 não teve identidade divulgada, fugiu 
 das instalações do hospital ainda com eletrodos   colados pelo corpo 
 durante um surto, segundo a Coordenação de Vigilância em Saúde.
Ele deixou a unidade hospitalar a pé e logo em seguida
 subiu em um mototáxi. 
De acordo com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, o homem
 é um dos cinco casos confirmados de Covid-19 na cidade.
Ele fugiu após ter um surto de abstinência.
Após fuga de hospital, paciente com coronavírus subiu em mototáxi — Foto: Reprodução
"Ele estava internado. É um andarilho, usuário de drogas.
No processo de abstinência, surtou e conseguiu fugir
do hospital. 
Ele foi imediatamente recapturado e internado novamente.
Está isolado e em tratamento para o coronavírus", afirmou o
 prefeito.

Fonte

sexta-feira, 10 de abril de 2020

CORONAVÍRUS NA BAHIA

COM 267 CASOS CONFIRMADOS, BAHIA INVESTIGA 15 MORTES POR ...



A Bahia registra 604 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). 
Até o momento, 3.404 casos foram descartados e houve 19 óbitos, sendo 
11 do município de Salvador e oito nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1). Dos casos confirmados, 66 são profissionais, sendo 17 médicos.

Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 13 horas desta sexta-feira (10). Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas e 23 encontram-se internadas, sendo 9 em UTI e 14 em enfermaria. 

Notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.